quarta-feira, 6 de junho de 2012

2-Maratona de Emoções em 31 de Maio de 2012-Poetas Pela Paz e pela Poesia, Rede Catitu de Cultura, Restaurante D.Preta ,Alô Vida, recebem poetas e artistas e homenageiam Jacquekine Aisenman e Diovani Mendonça.

 Acima: Da esquerda para a direita :a artista plástica e poeta visual Iara Abreu-Medalha de Ouro de Mérito InBrasCI (ALB-Mariana-MG), que fez um sui generis Varal de Poemas ilustrados por ela, parte da mostra "Aspectos Urbanos" , na Lagoa do nado, ao qual forama crescentados poema de Jacqueline Aisenman e de Norália de Melo Castro.
Diovani Mendonça  e Jacqueline Aisenman foram os poetas homenageados no Jardim dos Poetas, onde o plantio de árvores foi carregado de emoção e alegria, num exitoso projeto de Marco Llobus, que ora se inicia.. .Sobre a mesa, a antologia Varal Antológico, lançada em Salvador, Belo Horizonte , Brumadinho e SC, por Jacqueline Aisenman-a Redatora Chefe de Varal do Brasil -revista virtual já  renomada- e livreira da varal do Brasil, onde , em Genebra, trabalha com livros de autores brasileiros e lusófonos, tendo participado da recente feira do Livro na Suiça, , com cem poetas e cerca de trezentos títulos .sem dúvida, uma grande oportunidade para nossos poetas e prosadores.


 D.Preta, mãe do poeta Claudio Márcio Barbosa e nossa anfitriã, no Restaurante que leva seu nome, um reduto de poetas e artistas belorizontinos.Estou entre ela e a queridissima poeta e ecologista Fátima Sampaio.Atrás, de camiseta branca, Rodrigo Starling-Medlha de Ouro do inBrasCi, recebida em maio pp na cidade de Mariana, em evento organizado por Andréia Donadon, Governadora da entidade em MG e Presidente da ALB local.
 Aqui, acrescentamos , na sequeência, alémd e Rodrigo Staling, a talentoa aquarelista  e poeta Neuza ladeira e Marco Llobus,o idealizador do jardim de Poesia na Lagoa do nado, editor do selo catitu.
Restaurante D.Preta-almoço de confraternização.
 Aridente e empática autora Jacqueline Aisenman, que lançou seu livro "Briga de Foice"(Design Editora, em Jaguará do Sul), cuja linda capa é da editora, coordenação editorial de Carlos Henrique Schoroeder,com revisão de Inacio Carreira e Luiz Carlos Amorim, escritor que também o prefaciou.O projeto gráfico e a editoração é de Renato Schoroeder Júnior.
Jacqueline é autora também de Pedaços de Mim e Coisas Assim, Muito Mais do Que Solidão, Coracional, Entre Os Morros de Minha Infância,Poesia Nos Bolsos, Lata de Conserva,  Palavras para o seu Coração e organiza, pela segunda vez, o varal Antológico-antologia pela lançada, agora em número2 , onde tenho a alegria de ser autora convidada, Marcelo Cândido Madeira, Regina Carvalho, Valdeck Almeida de Jesus, Mariana Brasil e Soninha Porto.Linda edição!
A autora, generosamente, doou livros para as ações do Paz e Poesia, bibliotecas  e cumpriu noite de autógrafos no evento em Brumadinho, na casa de Cultura.Vários co-autores vieram ao lançamento, inclusive começando pela presença nesse almoço no D.preta e eventos na Lagoa do Nado, onde Ricardo Evangelista abriu espaço em seu tradicional sarau para que Jacqueline Aisenman e Diovanni Mendonça fossem homenageado após o plantio no Jardim dos Poetas criado por Marco Llobus, agora em sua segunda edição.
 No Restaurante D.Preta, além do alimento do corpo, foi  montada uma mesa para trocas e de livros e opiniões, pelo Paz e Poesia , com volumes brasileiros e de outros países, cartões, revistas e jornais.
 Jacqueline entre Madhu e Norália(que com a prefeitura de Brumadinho, recebeu-a na Casa da Cultura da histórica Cidade das Brumas.
 Atrás do trio, a poeta , escultora e pintora maria Moreira (Conceição)-sentado, o renomado artista Adão Rodrigues, seu esposo.Era o dia deo aniversário da artista e nós a homenageamos devidamente;trouxe os filhos, sereno e caule e a nora, para comemorar a data conosco, numa niver bem diferente..
 Maria Moreira, Norália e a filha .

 No Sarau das quitas feiras, organizado por Ricardo Evangelista, o homenageado por Llobus e nós , Diovani Mendonça fotografa os presentes.
 Segunda mesa de livros, desta feita, na sede da Lagoa do Lado-a antiga fazendinha- na varanda em frente à biblioteca, ornamentada com o Varal de Poemas ilustrados por Iara Abreu (Aspectos Urbanos) .Observado pela esposa a musicista , Sueli Silva,  Ricardo Evangelista coloca seu livro de poemas Mineral-selo Catitu- e por mim, que o prefaciei com prazer.
 A jovial e encantadora D.Mariinha, com Diovani Mendonça, após o plantio de árvores
 Jackeline Aisenman, com Yara Darin Maria Claro Machado-Caminho para o Jardim dos Poetas
                                      Poetas e artistas confraternizam ao pé do fogão de lenha, na Lagoa do Nado.
 A artista Luna, cantora e poeta,, com D.Mariinha em colóquo musical-Ao pé do fogão de lenha, na lagoa do nado.
                                   No alto, Brenda Marques Pena, Yara Darin e Jacqueline Aisenman,
 Os poetas Lívia Tucci (também cantora de jazz, que apresentou-se belamente com Tânia Diniz, editora de Mulheres emergentes e poeta), o poeta Desio Cafiero e sua amiga, que visitou o local.
 OMestre Thiabau ouve D.Mariinha, que dialoga com Llobus e Jacqueline, à porta da Biblioteca da Lagoa do Nado.
 A poeta e Presidente do instituto Imersão Latina-do qual sou conselheira-brenda Marques Pena, poeta, baterista antologista (Nós da Poosia) e fotógrafa, grávida de Dakota e Jacqueline Aisenman, poeta ,prosadora e editora Varal do Brasil, ambas Embaixadoras da Paz pelo Cercle de les Ambassadeurs Univ. de la Paix.
 A poeta e editora Tânia Diniz oferece seu jornal mural Mulheres Emergentes, a Jacqueline Aisenman (ao centro) .
 Tânia Diniz e Jacqueline Aisenamn e o jornal mural Mulheres Emergentes, mais de duas décadas de sucessos.
                                                Poso entre as queridas Jacqueline e Tânia.
                               Lecy de Sousa e Rodrigo Starling, poetas, posam com O Vento-ali distribuido.
 Poetas auxiliam Iara Abreu a montar o varal de poemas ilustrados-parte do grande projeto Aspectos Urbanos-da artista e poetas visuais.
Muitos ali estavam, com seus versos interpetados artisitcamente, dialogando com a talentosa  Iara.
                                  O encantador varal com o trabalho de Iara Abreu-que ilustra centenas de poemas.

Aos poucos, postarei e comentarei fotos dessa data magnífica, 31 de maio, onde os corações, em uníssono, bateram pela amizade, pela fraternidade, pela Poesia, pela Arte,pela Ecologia-às vésperas do Dia do Meio Ambiente-

A partir de 01/06, os poetas estiveram em Brumadinho e Inhotim em evento coordenado pela escritora e premiada poeta , Norália de Mello castro, apoiada pela Prefeitura local e pela secretria de Cultura e Turismo da "Cidade das brumas".Infelizmente, eu convalescia e depoius de reunir energia para essa data acima(31/05), não consegui acompanhar os amigos ,mas alegrei-me sobremaneira com os relatos da exitosa passagem por lá.

Acompanhem  no blog do sarau Tropeiro, a convite do sociólogo poeta Ricardo Evangelista::


"Olá amigos,
Já estamos com saudades.
Vejam vídeos de performance, imagens e textos do nosso "diário de viagem" em Brumadinho e Inhotim.
Será novamente um prazer receber sua visita: http://sarautropeiro.blogspot.com.br/

Abraço terno do ST, poeta Ricardo Evangelista.BH/MG 6/6"


Nenhum comentário:

Postar um comentário