segunda-feira, 19 de março de 2012

Memorial2-Francisco Macedo e Trovápolis

                                                         Ademar Macedo-abaixo, com Deth Haak, entregando diploma de posse na ATRN




Rememória:trecho de página deste blog, onde menciono Francisco Macedo ( e o irmão Ademar-ambos oessoas de minha estima, respeito e admiração ): 




"No sábado, recebi um exemplar de "O Trovador",de número 55,  enviado por um dos irmãos Macedo, grande trovadores nordestinos, de qum muito gosto: o Ademar (**)  tem programa de rádio e passa, pela Internet, centenas de trovas diariamente ...O Francisco, criou uma cidade de mundo paralelo, chamada TROVÁPOLIS, onde fomos convidados a ter "ruas".Tenho a minha...Então, Francisco Macedo(***), que é o Diretor de O Tovador-linda edição em papel couché, enviou-me esse número onde anuncia que será agora bimestral,traz na primeira páginas fotos do mano cito, do Dr.Luiz Gonzaga, do José Lucas  ( o Presidente da ATRN) , do Zé de Souza e do Joamir.

Conta que até 30 de junho, está aberta a inscrição para  tradicional concurso trovadoresco.O tema em âmbito regional é VERTENTE.
Mande-se apenas duias trovas para Francisco Neves Macedo, R.Ribeirão Preto, 218-Gramoré CEP 59 135.recomenda , no entanto, que as trovas, "para garantia de entrega em tempo" hábil, "melhor enviar para a Cx Postal 644.CEP 59135-550-Natal/RN

E explica:pelo outro endereço, ainda em outubro,novembo , dezembro, chegavam trovas para concorrer . Maiores esclarecimentos com ele mesmo: "Francisco Neves de Macedo"<vatemacedo@yahoo.com.br>. A Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, à qual pertenço desde 1968 -meu certificado ainda tem a logo antiga, hoje com a  lira mais  modernizada e espero que me enviem um novo, embora eu considere sagrada relíquia o já amarelado, que guardo honrada desde a juventude,quando presidi, a pedido de Luiz Otávio, a UBT;/Juiz de Fora...Nessa época, eu tomei posse no Núcleo Mineiro de Escritores (NUME), onde a trova era a princesa de fato e ainda havia a UTB, "União de Trovadores de Bar", à qual eu não pertencia porque papai não permitiria que a filhota fosse para barzinho com homens feitos, os gloriosos trovadores, quase todos, boêmios nobres da cidade...

Bem , eu tenho ainda dois e-books sobre trovas, um blogspot chamado Trovas Pequenas Notáveis, de vez em quando, compareço com trovas em antologias, enfim,  a paixão continua e continuará.
Todos esse fragmentos de  história para convidar trovadores de todo o Brasil para concorrerem à chamada de meus conterrâneos.E  vejam a beleza trovadoresca dos dois manos (prometo depois , enviar mais - lembro que O TROVADOR mostra a poética de trovadores de todo o Brasil)" :

(*) Na ampulheta envelhecida,
com tristeza , fico olhando,
o resto da minha vida 
pelo gargalo escoando!

(Francisco Macedo_



Mesmo em momentos tristonhos,
carregada e lamentos, 
navega cheia de sonhos 
a nau dos meus pensamentos.

(Ademar Macedo)  (...)


segunda-feira, 9 de maio de 2011


Fonte:http://hana-haruko.blogspot.com.br/2011/05/o-fascinante-mundo-das-trovas-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário