quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Narrativas deliciosas em Vitrines da Vida, de Angela Togeiro-por Clevane Pessoa

                                                                 Angela Togeiro
     Angela, com os poetas aldravistas, os Poetas Pela paz e Pela poesia, em evento da Diretoria         regional   do     InBrasCi em Belo Horizonte (à minha esquerda, a primeira  da primeira fila ).À minha direira, Jornalista Luciana campos, Gabriel Bicalho,Andreia Donadon, Neuza ladeira e Sebastião Ferreira. Na fila de trás, da esquerda para a direita, J.B.Donadon-Leal, Luna Matos, Marco Llobus,
                                Acima:Angela e eu, ela recebe o Certificado de Amigo da Arte, da Paz, da Poesia e da Vida.

 Acima, caracterizada em festa julina (Arraial do Boi Rosado-Parque Municipal-Belo Horizonte, MG.
Acima, o engenheiro e cantor Mazzo Sette Torres, esposo da escritora e prefaciador de Vitrines da Vida.

Em evento do paz e Poesia, com a poeta   editora Tânia Diniz.
                                                            O sorriso generoso é sinônimo de sua Palavra em verso ou prosa...

 
 
Narrativas deliciosas em Vitrines da Vida, de Angela Togeiro

Em Vitrines da Vida, a autora , Angela Togeiro -prosadora e poeta , acadêmica de várias entidades, incluindo-se  AFEMIL, AMULMIG, ALB/Mariana - desfila seus contos premiados (inéditos ou habitantes de antologias  nacionais ou não, mais  uma série participante de  um "Desafio dos Escritores", ocorrido em Brasilia, DF, no Núcleo de Literatura de seu espaço cultural ) a bailar com eles- que a leveza que lhe é peculiar ao estilo, mesmo quando fala em coisas pesadas , tristes, preconceituosas ou mais rudes.Sobretudo, o humor  característico de sua personalidade , aparece várias  vezes.
Marzo Sette Torres, qual ela, acadêmico da ALB- sua área é a Música- a prefacia , com ritmo e conhecimento de causa.Casados há anos, dois filhos adultos-jovens, oferecem aquela espécie de harmonia  que une casais em suas diferentes facies de vocações.Na contracapa, a presidente da ALB-Mariana .A  primeira orelha é da artista plástica, romancista e poeta Maria Luiza Falcão, Delegada da APPERJ em Belo Horizonte, onde reside.
A capa , delicada e adequada, é de Sérgio Geronimo, editor chefe da oficina Editores-nos 25 anos da casa, ele também poeta.Enfim , uma conjugação de harmonias, comissão de apresentação de peso apara nos oferecer Vitrines da Vida.
Li-o tão logo o recebi -porque sou ávida pelos textos de Angela Togeiro.Previa que seria plenificado, cada narrativa , de sua própria filosofia de vida, vivências e rico imaginário .Encanta-me reler tudo e comprovar que cada relato, é uma história possível. Percebe-se que a autora costumiza uma, descostumiza outras.Todas perpassam pelo seu crivo , na bateia que apresenta ao sol pedras, areias e pepitas de ouro.Prolífera é sempre a palavra que me vem à leitura, quando a leio em prosa ou versos.Essencialmente escritora, tudo mais recorta-se nesse entremeio, preenche-se nesse bordado : a função de escrever.
Do amor ao racismo  em Da Cor e do Cheiro Amor, notável composição agônica e antagônica, onde nos surpreendemos a torcer pelo desfecho favorável, pela diluição do preconceito.E respiramos em desagravo, quando o casal da histporia, Lucas e Rosinha , mostram rumos de cordifratrenidade ,equilíbrio e praticam o perdão, que é filho do amor integral.
O riso e ironia refinada acontecem em " Relógio do Carrancudo", "Fugindo do Futuro","Aquele Homem", mais declaradamente.Mas há um sutil humor em outras histórias.A antiga dicotomia Bem X Mal, acontece de forma inevitável, pois a própia maneira de ser da autora, baixa em sombra e lusz sobre os protagonistas, personagens e circunstâncias.
O feminino lateja pelas páginas:"O Vestido de baile"...Maria Aparecida"..."Quem não precisa amar alguém ou Alguma coisa"?
Trinco os dentes da vontade, que instiga-me a contar  cada uma das histórias de Angela Togeiro.Mas, para que quebrar a linha da novidade nesse labirinto de encantamento? Que o leitor ocupe-se nas mesmas descobertas.Ou noutras.Salvaguardo o mistério de seus fechos de ouro, nessa prosa-quase poiesis.
Essa vitrine, é de vidro temperado, com laterias bisotadas e fundo de espelho.Pois a antologia, no melhor sentido da palavra, retrata a alma, o espírito, o caráter de sua criadora.Côncavo e convexo, reflexo de sua lavra constante.
Pluridimensional ,mas torçal de  unidade, apesar de tempos diferentes de escrita e de inspiração , Vitrines da Vida é um presente ao leitor .
Eu havia escrito um outro texto, maior, um ensaio sobre Angela Togeiro.Então, um pique de falta de energia levou me o trabalho inicial.Levei uns dias para reescrever e, claro, saiu tudo diferente, mas na essência, o que era preciso, se fez: apaludir esse novo filho de papel de Angela .E dizer-lhe :que venha em breve, mais um!
 
Clevane Pessoa
 
Belo Horizonte, 14/02/2012
--
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI,  da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL,  ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário