terça-feira, 15 de novembro de 2011

16 a 22 de novembro-Festa da Padroeira dos Músicos, Santa Cecília.




Atenção, músicos de plantão, amigos  de músicos e da Musica!...

A Santa católica que falava com os anjos e portanto ouvia a música angelical, é Santa Cecília.Por isso, em 16 de novembro começa-se a comemorar a Semana da Música. Em  22 de novembro  acontece a Festa de  Santa Cecília - e o Dia do Músico. Neta de Maestro e mãe de contrabaixista (banda tancredos, Belo Horizonte), o também poeta, artista visual e compositor Allez Pessoa), sempre comemoro com versos e imagens nessa ocasião.Faça o mesmo, se achar5 interessante.
Santa onomástica de Cecília Meireles, a renomada poeta cuja Cadeira-número 5, ocupo na Academia Feminina Mineira de Letras (AFEMIL), tem uma bela história na tradição católica, onde é cultuada há mais de dois mil anos .Diz-se que cantava no forno onde fora colocada a mártir, para que renegasse o cristianismo.Por fim , foi-lhe cortada a cabeça.
E que o escultor oficial ,  Maderna, obteve permissão de ver seu corpo- que estava intacto- ela parece de lado na escultura, parecendo falar.Ou cantar?

Clevane Pessoa
Cadeira 05-Cecília Meireles-AFEMIL-Belo Horizonte-MG

Se você quiser enviar textos ou Arte inspirada em Santa Cecília, mande que com prazer, divulgarei.

Oração à Santa Cecília – Padroeira dos músicos e artistas - (22 de novembro)
Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou, desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados.
Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos a vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.
Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário