sexta-feira, 18 de novembro de 2011

1----2011 e eu

 Revisei esse livro , OS PIONEIROS do ROCK n'ROLL-Editora ALL PRINTE de Thiago de Menezes, que vem sendo lançado sucessiva e exitosamente .O autor lançou ainda A Senhora da bengala Mágica e A verdadeira Luz del Fuego (que revisei e prefaciei) .

><

O Movimento Cultural aBrace editou esse meu mais recente livro de poemas-que foi lançado nos III Juegos Florales do aBrace em Montevidéu--Uruguai- Traz algumas ilustrações de minha lavra e poemas versados para o espanhol.


Participo, pela quarta vez, de antologia BLOCOS, sendo que esse número 13  de Saciedade dos Poetas Vivos e Afins, foi a última versão digital da série, com homenagem aos grandes Manoel de Barros e Pedro Lyra.também foi lançado a 31 de outubro-Haloween- e a editora, Leila Miccolis,aproveitou uma foto minha no tema, clicada por Brenda Mars, em uma festa em casa da Poeta e qauqrelista Neuza Ladeira.A antologia é obra de Leila e de Uhracy Faustino.

A editora Pragmatha (RS_, fez concurso para seletiva de poemas sobre telas de Daniele Berga.A expo foi na Assembléia Legislativa de Porto Alegre e fui uma das selecionadas.
A poetisa, prosadora e editora Sandra Veroneze fez a seletiva (acima, ao centro da exposição.
LUMENS, coletânea anual da ALB, será lançada em 10 de dezembro, participo, como ocupante da cadeira 11-Laís Corrêa de Araújo-sou acadêmica fundadora da ALB/Mariana.
A convite do Conde Thaigo de Menezes, tomo posse hoje, na AILA_Academia Itapirense de Letras.Mas comparecerei a outra cerimônia.Também recebo a medalha Pero Vaz de Caminha-feminina.
Neste sarau, a 20 de outubro, na Lagoa do nado, os Poetas pela Paz e pela Poesia, fizeram seu recital anual e distribuiram , mais uma vez, revistas-posteres.EStas, criadas por Marco Llobus  (leia-se REDE CATITU CULTURAL), reuniu cem poemas doados por poetas.
Nesta, tenho poema e escrevi sobre a Adolescência, pois pretendemos visitar mais escolas.

Tive pseudônimo selecionado por originalida da explicação(Pérolas de Suor),no tema verão-uma das inovações da Assis Editora_ e poema triado para essa antologia, VEREDAS LITERÁRIAS, com o poema PRESTIDIGITAÇÃO, oferecido a Iara Abreu, artista plástica belorizontina.


Prefaciei o livro acima, já lançado em vários eventos, inclusive a Bienal do Livro de 2011/RJ.



A autora e editora Ivone Assis, com VEREDAS LIERÁRIAS.A Editora é de Uberlãndia , MG-e prima por seus projetos literários intressantes e a excelência de suas edições .
Em dezembro, dia 16, será lançada a antologia CAMARINHAS, para a qual, pré selecionada, participei com prazer, com um feixe de poemas sobre o AMOR, tema secular.


Nas Terças Poéticas agora em novembro, 08, minha amiga maria Moreira (Conceiçao,), fez seu recital, com enfoque no tema "homenagem".Emocionada, fui homenageada com um de seus intensos poemas, sobre o nascimento de minha neta LUNA IASMIN, que nasceu no primeiro dia da Primavera deste ano, certamente, a mais impostante das acontecências para mim.
Na foto:Regina Mello, diretora do MUNAP, Maria Moreira, Wilmar Silva (curador das Terças Poéticas) , eu (Clevane Pessoa) e o amigo artista plástico e publicitário, esposo de Conceição, Adão Rodrigues. 

O SESC de Uberlândia, em proveitosa parceria com a Editora Assis, fez uma seletiva de poemas sobre poemas de Fernando Pessoa-uma de minha spaixões.A interpextualização previa que o poeta escolhesse um poema do grande portugu~es, escrevesse sua intrerpetação e falasse a respeito em pouco caracteres.Acima, o resultado do meu trabalho, transformado em adesivos e colocados em vitrinas da cidade, neste novembro.Fiquei felicíssima com o trabalho editorial e por ter sido incluída..
O  IMEL (Instituto Imersão latina, do qual fui Vice-Presidente (passagem , a meu pedido, para o ativista, percussionista e fotógrafo Nelsinho Pombo) , e sou atualmente, conselheira, comeora seu sexto ano de existir e lançou o Nós da Poesia 2, coletânea da qual faço parte e na qual ´pehomenageado o saudoso Luiz Lyrio.
Em 14 de novembro, a REBRA lançou "O Indiscutível Talento das escritoras Brasileiras").Estou nessa bela coletânea, que terá a posteriori, versão em francês, para lançamento na feira do Livro em Paris e em inglês para Nova York;



O escritor  e memorialista, ensaísta e poeta Valdivino Pereira de Almeida- que indiquei neste ano para a Academia de Letras de Teófilo Otoni  , ALTO - escreveu esse belo livro, a respeito de Yeda Prates Bernes, prolífera e decana poeta belorizontina.Um dia, recebi dele pedido de usar página de meu blog, onde faço um depoimento sobre ela, e ainda analiso-a.Ele queria acrescentar o que falei sobre meu encointro com ela, em uma palestra dada no PIC Cidade, de Atualização Cultural.Aquiesci, muito fliz, pois é uma de minhas poetisas prediletas.
Yeda fez o prefácio de meu livro de haikais, ORVALHO.
Não pude comparecer ao lançamento, mas soube de seu sucesso e desejo ao autor e à homenageada, muitas glórias e alegrias.

><


.


Aqui, a entreda da Assembléia de POA, onde aconteceu em outubro, a exposição das telas de Berga, com poemas ilustrativos selecionados pela Editora Pragmatha-inclusive o meu.



Sou verbete nesse paciente trabalho da pesquisadora gaúcha Hilda Agnes Hübner Flores , DICIONÁRIO DE MULHERES. O trbalho vem merecendo muita atenção, tendo sido lançado inicialemnte para minhas conterrâneas em Natal-RN;



Meu poema sobre o Medo, transformado em poster pelo grande poeta e fotógrafo Marco Llobus, foi integrado ao Projeto sobre o MEDO, de Ivone Assis , em Uberlândia.Naturalmente, Marco Llobus, meu amigo (da Rede Catitu e dos Poetas Pela Paz e pela Poesia) , autorizou o uso do postr poema acima, com uma de suas  mpressionantes fotos.
Ivone Assis, por sinal, acaba de  lançar seu bel´pissimo trabalho "O MEDO DO ESCURO", por sua editora, numa primorosa edição, com ilustrações de sandoval gasparino Júnior, e prefácio de Kênia Maria de Almeida Pereira , significativo, em forma de carta.

O livro foi projeto aprovado pelo programa Municipal de Incentivo à Cultura 




Posse em fevereiro, na Academia pré Andina de Artes, Cultura y Heráldica, na Academia Menotti del Picchia, e no PEN Clube, todos de Itapira, presididas pelo Conde Thaigo de Menezes, presidente da FALASP.Na foto:Marco Aurélio Lisboa, Silvia Bruna securatto, Thiago de Menezes, Joyce Cavalccante, Clevane Pessoa e Nina .

><

Acima, de uma pessoa para um pessoa, (de pessoa para PESSOA), Projeto RASTROS POÉTICOS-Editora ASSIS e SESC de Uberlândia-MG-Brasil
Aqui, na sede do IMEl -Instituto Imersão latina-Coletivo Contorno- ainda na Vice presidência.Nas mãos, exemplar de meu EROTÍSSIMA(selo catitu/Halt)

A revista anual da ALTO-Academia de Letras de Teófilo Otonio, à qual pertenço, com enfoque na Mulher, neste 2011.Nesse npumero da Café Com letras, tenho poema sobre  a mulher e alguns desenhos a bico-de-pena.

Minha amiga < Maria Moreira, de quem no ano de 2009, prefaciei OBJETIVO INDEFINIDO, selo IMEL, mais Editora AllPrinte, que homengeou o nascimento de minha neta Luna Iasmin, com um poema para a "Clevó", nome com o qual me intitulo.

><**><



Veredas Literárias, da Assis Editora, prêmio Adélia Prado.


Acima, DESTAQUES DA POESIA, que será lançado pelo organizador Raimundo Pereira, em 02 de dezembro, na Cidade de taubaté, no evento DESTAQUES 2011, onde tenho poema.Ele é representante da federação das Academias de Letras e Artes de S.Paulo-FALASP, prsidida por Thiago de Menezes.

Capa de meu Lírios sem delirios, lançado no Uruguai, em Montevidéu, nos III Juegos Florales e que será lançado também na FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO_FIL.Edição da aBrace, prefácio e prólogo dos poetas  Roberto Bianchi e Nina Reis, diretores da entidade, que represento em Belo Horizonte-MG.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário