terça-feira, 20 de setembro de 2011

Troféu Renato Russo-Thiago de Menezes homenageado por contribuição artística e cultural

Thiago de Menezes recebe Troféu Renato Russo - Ousadia & Arte


"Thiago de Menezes homenageado por contribuição artística e cultural

O escritor e jornalista Thiago de Menezes, entre outras personalidades, recebeu a Homenagem "Troféu Renato Russo – Ousadia & Arte”, oferecida pela Cia. de Teatro Loucos do Tarô, que tem como madrinha D. Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo, artista que dá nome ao prêmio. A solenidade aconteceu na última quarta-feira no Teatro União Cultural, em São Paulo. A Cia. Loucos do Tarô, há cinco anos em atividade em São Paulo, está engajada em diversas ações culturais e sociais".

O premio ,idealizado pela Cia. Loucos do Tarô tem apoio da Familia Manfredini desde 2010 (os familiares do artista Renato Russo), motivados pelas comemorações do cinqüentenário do Patrono da Cia, justamente o Renato Russo.Ícones representativos da cultura brasileira, quais Arlete Salles, Fábio Assunção, Biquini Cavadão,Beth Goulart por exemplo, foram contemplados anteriormente.

O literato , poeta e jornalista Thiago de Menezes, vem realizando extraordinário ativismo cultural, sendo o prsidente da federação de Academias de Letras e artes e S.Paulo, já com várias expansões para outros Estados e mesmo Exterior.Por exemplo,ele preside no Brasil a Academia pré Andina de Cultura, Artes Y Heráldica, além do PEN Clube de Itapira.Nesta cidade, onde nasceu e reside, Thiago de Menezes preside a AILA, a Academia Menotti del Picchia, por exemplo, zelando em especial pela memória cultural , escrevendo enquanto jornalista além de seus livros;Somente em 2011, lançou A Senhora da Bengala Magica e outras senhoras-espcialemnte enfocando maria Augusta Nielsen-, A verdadeira Luz del Fuego e ainda, no prelo, um livro sobre a história do Rock-do qual daremos mais detalhes em breve.
Esse, aliás, o traço que mais aprecio , entre tantos, do carátr de Thiago de Menezes: a rememória de personalidades culturais e de sociedade, para que não caiam no esquecimento.Lembro versos de Egydio de barros, poeta pernambucano, que escrevera:
"deixe que o meu ser se integre/na convulsão do tempo (...)/para que não se esgarce /nos horizontes longínquos(...)"Thiago não permite que a tecitura do pano de vidas valiosas se esgarce, através da tessitura de seu verbo, cuidaosamente colocada em seus livros.
Thiago de Menezes é também cantor, sendo um aficionado à música popular e à erudita.nada mais justo que receba o Troféu Renato Russo.
Nossos parabéns ao intelectual e ativista cultural.Vida longa a ele e a FALASP.

Clevane Pessoa
Membro do PEN Clube de Itapira, Acadêmica da academia pre Andina de Letras y Heráldica, da Academia Menotti del Picchia, entre outras afiliações igualmente respeitadas e queridas.

Belo Horizonte, MG










Nenhum comentário:

Postar um comentário