domingo, 4 de setembro de 2011

Crônica de hoje.
 
Conversa de Sábado
 
CORDIFRATERNIDADE
 

                                                                                         Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Amigos e amigas, bom dia neste sábado friozinho mas com o sol  dando conta de clarear a capital mineira:

Meu amigo Jaak Bosmans repassou-me o pedido de doação de sangue de "um aluno da computação da PUC Minas".Mesmo sabendo que às vezes, pela Internet, passa-se pedidos caducos e até falsos, ou isso ou aquilo, de ajuda, sempre tenho em mente duas coisas:devo fazer a minha parte, posso mobilizar boas intenções.sendo uma Embaixadora da Paz pelo Cercle de Les Ambassadeurs Univ. de La Paix  (Genéve, Suisse) , fui instruída pela presidente, Danielle Simond, que mora em Orange, na França, a ser uma cabeça pensante pela PAZ, com a única "obrigação" de agregar outras cabeças pensantes.Ora, a PAZ, em sentido lato, é muito mais que não querer a guerra.É cuidarmos uns dos outros e do Planeta onde vivemos, sobretudo.Uma história de amor incondicional, perene e bela.
Devemos promover o bem estar-que em alguns países africanos tem o significado de "Saúde"-que no Brasil é sinônimo de ...doença (! ), por isso, sempre apoio a prevenção das mazelas hodiernas, com crianças e adolescentes.
Também tenho um poema de alma, de onde retiro meu lema de vida: "SER PACÍFICO, NÃO SIGNIFICA SER PASSIVO".Norteio por aí, tudo que posso.
Então sigo sempre três pontos:divulgar, mobilizar mais pessoas, certificar-me de que a notícia é veraz.Recebi comprovantes 9abaixo).E hoje, recebo o aviso de Jaak Bosmans, acompanhado de um link para Diário de Pernambuco, com a nota da  morte do Felipe.
Então, quero crer, sem pejo de parecer piegas ou excessivamente espiritual, que esse moço que deixou seu corpo-casa, agora com um corpo-asa de energia, continua entre nós a nos rogar que que não esqueçamos de mobilizar pessoas, doar sangue e medula, doar outros órgãos, sermos doadores após nosso fim de estadia aqui no Planeta.Pode parecer romântico que , por ser poeta e contista eu esteja romanceando o acontecido.Não! Já participei de campanhas para doação de sangue- e encontrei no Facebook,as pessoas beneficiadas , já curadas. Trabalhei em hospital  e bem sei o quanto precisa-se de sangue, todo o tempo.Eu própria precisei, nos dois partos .Sim , pesssoas foram mobilizadas, quem sabe a consciência de que o Câncer não acontece na casa do vizinho apenas, as DST /AIDS podem atingir qualquer criatura humana, as viroses nos carregam em sua esteira, que somos suficientemente humanos para adoecer como qualquer um , não nos acenda uma vontade de mobilizar mais pessoas, para que as doações sejam contínuas?
No mês que vem , acontece o Outubro Rosa, quando milhares de pessoas fazem campanha pelas lutas a favor de se combater o Câncer de Mama.A banda de meu filho, no Mineirinho, TANCREDOS,  numa tarde cheia de vibração, fez um show por essa causa e homenageou duas mulheres que lograram vencer o mal.sabemos, por morte de amigos próximos ou casos de artistas e políticos , ou ainda daquela pessoa que mora  no mesmo prédio,  lendo ou assistindo TV, o quanto o Câncer linfático atinge as pessoas  no mundo moderno.Podemos ajudar.levar até mesmo nossa palavra- como aqui em Belo Horizonte, escrevemos poemas e palavras de apoio em e-mails que se transformam em palavras colocadas num telão, algo assim , para as pessoas que fazem tratamentos de Câncer no Hospital da Baleia, já repassei inúmeras vezes a chamada humanitária.Trabalhei em nosocômios e visitar pessoas em seus leitos de dor, perplexidade, pré e pós operatório, nos exige uma força muito grande.Em Belo Horizonte, o Alô Vida, tem um belo trabalho de , através de voluntários treinados , de ouvir pessoas em situações de risco, sofrimento, mágoa...Os Doutores da Alegria, mobilizam-se nos quartos e enfermarias hospitalares para alegrar principalmente crianças.Nos Anos 80, eu morava no maranhão e conheci uma jovem extraordinária, Angelina Mineiro, formada em Educação Física,hoje Psicóloga, com quem trabalhei muito,  que se fantasiava e ia aos leitos de isolamento cantar, rir e brincar com crianças.Sobretudo, fazer rir.  Foi lá que começamos nosso trabalho de atenção integral à criança e ao adolescente.mandamos nosso anteprojeto, que depois foi estudado por comissão interdisciplinar em Brasília.Temos depois, transformou-se em Ordem de Serviço  (OS), para todo o Brasil.Participamos de inúmeros congressos, seminários e ministramos treinamentos.Até à minha aposentadoria, militei pela causa .E, dentro do HJK: visitava os isolamentos, as pessoas em seus leitos, praticando a dialógica: a mente não se separa do corpo.
Mas tenho formação espiritual e sei que a alma faz parte  desse todo, que  não se acaba.
Então, posso afirmar,  energia de FELIPE, que tão otimista pedia doação de sangue e medula, deve estar nos inspirando a mobilizar mais doações.Digo isso sem pejo algum.
E agradeço a Jaak Bosmans, por haver dado uma satisfação aos que tentaram fazer alguma coisa, isso é consideração com o Outro, o que na Internet nem sempre acontece, muitos repassam tudo- até sem ler tudo ou bem- e acreditam que fizeram sua parte.Pode ser uma abertura, para os passos seguintes, mas ainda é muito pouco.
John Donne era um pregador veemente e poeta e escreveu um poema cujos versos  NENHUM HOMEM É UMA ILHA”, de tal forma impressionou Hemingway, que ele o colocou em epigrafe, num de seus romances, O velho e o Mar.nesse poema, o church man inglês,  poeta e atento, conclui dizendo :”NÃO ME PERGUNTEM POR QUEM OS SINOS DOBRAM: ELES DOBRAM PO TI.”
Isso, é nos devolver à condição humana.Somos todos semelhantes em nossas extraordinárias dessemelhanças. O que acontece a um , pode acontecer a todos.O efeito dominó do BEM deve sobrepor-se ao do mal.Esse deve ser o verdadeiro sentido de “Rede”, seja ou não social. Concatenarmo-nos, não para roubar idéias, ações, arvorarmo-nos do que não nos pertence, mas nos somarmos a tudo que puder tornar esse mundo melhor.essa, a diferença.
E concluo ouvindo aplausos para esse jovem Felipe que não queria ir.E tendo ido, talvez esteja entre nós, inspirando-nos à cordifraternidade:ser fraterno pelo coraçlão...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte, MG-=Brasil
Sábado, 04/09/2011

E o poema que brota de minha alma:



Poema Para Felipe

Clevane Pessoa

Enquanto você morria,
o que é que eu fazia?


Sei que seu corpo-casa
jaz abaixo da superfície da terra,
mas não quero que sua esperança
fique abaixo dos limites do amor incondicional.

Sei que agora você tem um corpo-asa.
Que sua extraordinária energia
tatala diante de nós, invisível aos nossos olhos de fora.

meu terceiro olhar, que bem dentro de meu self,
nossos olhares possam se somar
e que nossas vozes possam , em uníssonos,
congregar mais ações e vozes para a relação de ajuda.


Sei que ninguém morre,  apenas passa
para a outra dimensão.
Já transpassei perigos e EQM e fui poupada,
talvez nessa Missão da relação de ajuda,
de  cordifraternidade.


Prometo continuar a mobilizar corações e almas
para que todos os mensageiros do bem
possam a outras pessoas, despertar
E sua passagem não terá sido em vão.


Voa.Esteja no meio de nós.Inspira-nos

a ser "cabeças pensantes" pela PAZ em sentido amplo:
todos por todos
, cada qual consciente de seu papel
nas relações de Humanitarismo
e nas ações da verdadeira Bondade.


Continua VIVO!




Conheçam o Felipe:


De: Arthur Jaak Wilfrid Bosmans <jaakbosmans@yahoo.com.br>
Data: 4 de setembro de 2011 00:17
Assunto: Enc: RES: Pedido de um aluno da computação PUC Minas
Para: "hana.haruko1@gmail.com" <hana.haruko1@gmail.com>


A Todos que tentaram ajudá-lo.
Jaak Bosmans

Esse aí era o Felipe: http://www.diariodepernambuco.com.br/ultimas/SEO/brasil/nota.asp?materia=20110727084825

><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: hana haruko <hana.haruko1@gmail.com>
Data: 4 de setembro de 2011 10:03
Assunto: Fwd: RES: Pedido de um aluno da computação PUC Minas
Para: hana haruko <hana.haruko1@gmail.com>


Crônica de hoje.
 
Conversa de Sábado
 
CORDIFRATERNIDADE
 
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
 
Amigos e amigas, bom dia neste sábado friozinho mas com o sol  dando conta de clarear a capital mineira:
 
Meu amigo Jaak Bosmans repassou-me o pedido de doação de sangue de "um aluno da computação da PUC Minas".Mesmo sabendo que às vezes, pela Internet, passa-se pedidos caducos e até falsos, ou isso ou aquilo, de ajuda, sempre tenho em mente duas coisas:devo fazer a minha parte, posso mobilizar boas intenções.sendo uma Embaixadora da Paz pelo Cercle de Les Ambassadeurs Univ. de La Paix  (Genéve, Suisse) , fui instruída pela presidente,Danielle Simond, que mora em Orange, na França, a ser Uma cabeça pensante pela PAZ, com a única "obrigação" de agregar outras cabeças pensantes.Ora, a PAZ, em sentido lato, é muito mais que não querer a guerra.
Devemos promover o bem estar-que em alguns países africanos tem o significado de "Saúde"-que no Brasil é sinônimo de doença, por isso, sempre apoio a prevenção das mazelas hodiernas, com crianças e adolescentes.
Também tenho um poema de alma, de onde retiro meu lema de vida: "SER PACÍFICO, NÃO SIGNIFICA SER PASSIVO".Norteio por aí, tudo que posso.
Então sigo sempre três pontos:divulgar, mobilizar mais pessoas, certificar-me de que a notícia é veraz.Recebi comprovantes 9abaixo).E hoje, recebo o aviso de jaak Bosmans, acompanhado de um link do Diário de pernambuco,









!cid_017501c90ee8$1a8e3a60$7c00a8c0@Computador
 
Não há poesia mais bela que a doação de vida.
Beijos,
Malu
 
From: hana haruko
 
Amigos:
Bom dia, bom setembro"
Rrecebi do Poeta Jaak Bosmans, Representante da FALASP em Belo Horizonte.
Quem pode doar  ou conseguir quem doe  sangue  e também medula ao estudante de Ciências da Computação? De repente, aparece uma compatível com ele !
Leiam abaixo, o comovente apelo.
Se alguém doar, mande-me comprovante e endereço postal que enviarei um livro de presente.
Caso conheça alguém, que more em Belo Horioznte e possa sensibilizar para a doação, reenvie esse pedido!Sempre podemos conhecer alguém em alguma cidade, nesses tempos de Internet!...
Repassem;
Abraço cordifraternal:

Clevane Pessoa

Embaixadora Universal da Paz em Belo Horizonte-MG-(CUAP-genebra, Suiça/Orange,França)
Membro do PEN Clube de Itapira
Acadêmica da AFEMIL e da ALB/Mariana.
Representante da REBRA em MG
IMEL

(Minas demais afiliações  abaixo, para mobilização dos afiliados )

A Primavera vai chegar e com ela, os símbolos de renovação da Natureza...
Vamos ajudar?Multiplique esse pedido em efeito dominó do Bem!

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jaak Bosmans1 --------------------------- <7451834671084206731@mail.orkut.com>
Data: 2 de setembro de 2011 04:38
Assunto: orkut - Pedido de um aluno da computação PUC Minas
Para: Todos <noreply-orkut@google.com>


Jaak Bosmans1:

Fala moçada!! Aki quem vos fala é o Felipe!!! É sou eu: Felipe
Henrique da Silva, residente à Rua Artur
de Castro Cunha, 337 Bairro Belmonte - BH/MG,
25 anos, estudo na PUC do Coreu, e tava cursando Ciência da
Computação. Bem o motivo que me fez mandar
esse e-mail é o seguinte. Como alguns sabem eu tive leucemia, me
tratei e me curei dela. Porem, agora
outra leucemia se manifestou, e a médica entende que um transplante de
medula seja a melhor solução.
É por isso que eu venho pedir a ajuda de vocês amigos, e claro, de
quem mais vocês conhecerem e puderem
repassar para me ajudar, e conseguir doadores de sangue e de medula
para o meu tratamento. Estamos
fazendo uma campanha forte e para isso também conto com a força de
quem puder ajudar. Aqueles que não
puderem, esquenta não, só de orar por mim já me sinto muito feliz e
desde já agradeço a todos.
Atualmente estou internado no hospital SOCOR, onde estou me tratando.
Seguem abaixo as informações para a doação:
*Exame para doação de medula (HLA):*
Alameda Ezequiel Dias, 321 (atrás do Parque Municipal)
De 2ª a 6ª-feira (07h00 às 12h30)
O doador deverá ter entre 18 e 55 anos. Levar carteira de identidade original.
(*31) 3248-4500
*Doação de sangue:*
Banco de sangue do Hospital Socor
Rua Juiz de Fora, 861 - Barro Preto (ao lado do 12º BI)
De 2ª a 6ª-feira (08h00 às 13h00)
Aos sábados com horário agendado
*(31) 3335-6600*
*(31) 3295-4584*
*(palavras dos meus pais, mas considerem como minhas também)*
Agradecemos a todos aqueles que puderem doar e divulgar esta solicitação.
Pedimos ainda que cada um com sua religião ou crença, orem e torçam
pela recuperação dele!
Obrigada a todos!
Maurício e Oracina
*Pais do Felipe*
*(31)87661024 / (31) 88721908*

visualizar sua caixa de entrada de e-mails  |  visualizar o perfil de Jaak Bosmans1
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Arthur Jaak Wilfrid Bosmans <jaakbosmans@yahoo.com.br>
Data: 4 de setembro de 2011 00:17
Assunto: Enc: RES: Pedido de um aluno da computação PUC Minas
Para: "hana.haruko1@gmail.com" <hana.haruko1@gmail.com>



A Todos que tentaram ajudá-lo.
Jaak Bosmans




--
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI,  da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL,  ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário