segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Deia Leal em mostra coletiva de artes plásticas "Traços Coloridos, Imaginário, Reciclando para a Vida"-Assembléia Legislativa -MG.


Acima montagem de Clevane Pessoa, arquivos Déia Leal



Fonte:http://www.artelista.com/en/artwork/2455800395275997-vitral.html


A artista plástica Deia Leal (*) apresenta sucessivas mostras de seu trabalho aldravista, desta feita, na Assembléia Legislativa de Belo Horizonte-MG-Brasil, faz parte da coletiva "Traços Coloridos, Imaginário, Reciclando para a Vida"(**) .

Caso possa, faça uma visita para conhecer .

(*) Nome artístico de Andreia Leal, ensaista, contista e poeta que preside a ABL/Mariana e  é a Governadora em MG do InBrasCi.

(**) Com as artistas Sandra Augusto e Deia Leal, em conjunto com oProjeto Arte de Gente (Instituto Opará).*
* 29 de agosto a 9 de setembro de 2011
*de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema
R. Rodrigues Caldas, 30 -- Santo Agostinho -- Belo Horizonte/MG
<http://www.almg.gov.br>


Divulgação:

Clevane Pessoa 
Diretora Regional  do InBrasCi e Acadêmica da ALB/Mariana r da AFEMIL/Bh ;membro do PEN Clube de Itapira.

Abaixo, a chamada:


"Prezados amigos



Visitem a exposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais:
DE 29 de agosto a 09 de setembro.
HORÁRIO: 8:00 às 18:00
Obras de arte em promoção.





NOME COMPLETO: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
NOME ARTÍSTICO: Deia Leal

OBRAS EM ACERVOS
01-Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa – tela: Portal do Abrigo. Viçosa – Minas Gerais – Brasil.
02-Centro Cultural Pró-Música – Juiz de Fora – Minas Gerais.
03-Museu de Arte Contemporânea Mundial do México (Durango) Tela: O Irreversível.
04-Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar – Espanha.
05- Museu Internacional de Arte Contemporânea Compositor Antonio Gualda e Deia Leal.

Deia Leal – nome artístico de Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, nascida em 17/09/1973, cresceu em Santa Bárbara - MG e reside em Mariana – Minas Gerais. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura & Criação pelo SENAC-MG e Mestranda em Literatura – Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa (Dissertação de Mestrado: Aldravismo – Movimento Mineiro do Século XXI). É ilustradora, Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes e Membro da Comissão Editorial. Principal artista plástica do Movimento Aldravista.  Escreve contos, poemas, crônicas e ensaios no Jornal Aldrava Cultural. Colabora também com o Jornal Linguagem Viva – São Paulo, Jornal de Letras (RJ) e Jornal Ponto Final (Mariana). Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Santa Bárbara e em Granada (Espanha) com o artista plástico e compositor sinfônico Antonio Gualda. Desenha e pinta desde a adolescência. Participou de exposições coletivas internacionais representando o estado de Minas Gerais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Chile (Museu Pablo Neruda) e em dezembro de 2009 participou de uma coletiva no Museu do Louvre em Paris com a obra Martírio. Participou de inúmeras exposições coletivas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Exposições Individuais
- Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Mariana). 2006
- Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Bárbara. 2007
- Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Itabira). 2008
- Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa- 2008
- Centro Cultural Pró-Música em Juiz de Fora (Galeria Renato de Almeida)- 2009
- MAP – Memorial Affonso Penna, Exposição de Arte Aldravista – Agosto -2009
- Galeria do SESI – Mariana – Emaranhaminas – Maio e Junho. 2010.
- Galeria Guimarães Rosa – Câmara Municipal de Belo Horizonte – Junho e Julho. 2010
- Espaço Cultural “Gustavo Capanema” Assembleia Legislativa de Minas Gerais – agosto/setembro de 2011.

Premiações
É detentora de mais de 50 premiações. Conquistou o 1º lugar no Concurso Internacional de Artes Plásticas da Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar - dezembro de 2008, em Granada, Espanha, com a obra “Revolta da Mata” (100X80 – acrílico sobre eucatex, 2007), com participação de 35 países no certame. Medalha de Bronze da Académie des Arts, Sciences et Lettres, sob a égide de René Flament, fundada em 1905, coroada pela Academia Francesa, no dia 05 de junho de 2010, em Paris, pelos relevantes serviços prestados às artes no Brasil. Medalha “Joaquim Nabuco” da Sociedade Fluminense de Belas Artes (RJ- Fundada em 1940) e do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói.
 Pertence a diversas Academias de Letras mantendo importante rede de divulgação e de articulação com Membros de academias de letras e instituições culturais em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Acre, RS.
Em 2009 ganhou o Prêmio do Ministério da Educação e da Cultura, com o projeto de incentivo à leitura - Poesia Viva - a poesia bate à sua porta.

OBRAS
À primeira vista, pontos, gotas, borrões. Aos poucos, o olhar mais demorado vai revelando sentidos construídos por tramas de traços coloridos. O espectador vai precisar de sensibilidade e de “olhar demorado”, até repetido, para tentar desvendar as manchas desenhadas pela artista mineira aldravista.
Os quadros, construídos com acrílica e nanquim, são resultado de uma explosão de cores, apoiadas em suportes diversos: papel cartão, papel fotográfico, madeira e tela.
Nas experimentações metonímicas de Deia Leal não são mostrados objetos inteiros, mas manchas, pinceladas que insinuam a intencionalidade da artista sem, contudo, impor o sentido final. O significado de cada obra será construído conjuntamente pelo espectador, conforme sua vivência, sua bagagem existencial.


INTERVENÇÕES ALDRAVISTAS EM PEÇA DE ROUPA.
http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/interv_aldravistas_deia_leal.pdf  A transformação das vestimentas: Jaqueta Luiz 53, Blusa Efigênia 83, Camisa JS Ferreira 2011, Colete Paulo Cunha 2011 e Jaqueta J.B.Donadon-Leal 20011 representam os corpos que as vestem. A peça de roupa não serve mais para vestir (na sua concepção natural de manufatura) e sim para representar o homem e a mulher numa concepção virtual, transformada, metonímica e deliberadamente artística.
Aldravismo
Sinônimo de liberdade, a arte aldravista faz referência à superação de barreiras formais de produção e expressão, à possibilidade de ousar e de criar conceitos novos. Nascido na cidade de Mariana, no ano 2000, o aldravismo é um movimento de escritores, filósofos e artistas visuais que propõem interpretações inusitadas de eventos cotidianos. A aldrava, argola de ferro utilizada antigamente para bater nas portas, é o símbolo do movimento.
Além da liberdade, o aldravismo tem outro pilar: a metonímia. Trazida da literatura para as artes plásticas, a figura de linguagem, que relaciona o todo e a parte, ganhou uma interpretação plástica e chegou às telas na forma de supressão de elementos. Não se pretende mostrar uma totalidade, mas apresentar indícios.

Exposição Virtual de Obras de Arte:
http://www.artelista.com/slideshow.php?a=8584387574870269&t=1



Convite Exposição Assembleia Legislativa de Minas Gerais:


Clique no link para visualizar convite:

http://www.almg.gov.br/eventos/convites/convite_cultura_40.html

* O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais,
Deputado Dinis Pinheiro, convida V. Sa. para a mostra coletiva de artes
plásticas "Traços Coloridos, Imaginário, Reciclando para a Vida",
das artistas Sandra Augusto e Deia Leal, em conjunto com o
Projeto Arte de Gente (Instituto Opará).*
* 29 de agosto a 9 de setembro de 2011
*de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema
R. Rodrigues Caldas, 30 -- Santo Agostinho -- Belo Horizonte/MG
<http://www.almg.gov.br>



29/8 a 9/9 - Mostra coletiva de artes plásticas de Sandra Augusto, Déia Leal e Projeto Arte Gente -
Sandra Augusto nasceu em Nova Lima (MG) e iniciou seus trabalhos em pintura como autodidata durante a adolescência. Desde então, passou a se expressar por meio da arte, o que fez com que se aperfeiçoasse em diversas técnicas como cerâmica, serigrafia, papel machê, entre outras. Suas telas retratam paisagens e tradições do folclore das Minas Gerais. O olhar da artista paira em paisagens e cenas culturais da Nova Lima contemporânea, partindo de referências locais que fazem parte do cotidiano do cidadão e que, muitas vezes, perdem a importância diante do ritmo atribulado da vida. Na Galeria da Assembleia, Sandra expõe, além dos quadros, esculturas em cerâmica.
O Instituto Opará foi criado há cinco anos para desenvolver projetos voltados à gestão hidroambiental da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e do entorno da represa de Três Marias. O Opará vem promovendo a ascensão da cultura na defesa da conservação do patrimônio histórico e artístico, especialmente da riqueza cultural da região do Rio São Francisco. Na Galeria, serão apresentados trabalhos produzidos por jovens de 15 a 29 anos que fazem parte do projeto Arte da Gente, que tem como principal meta a capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho. O programa capacita os jovens a serem serralheiros e costureiras para o mercado regional e ainda a produção de peças de artesanato, valorizando a cultura popular e erudita existente no entorno do Rio São Francisco. Os artistas utilizam sucata e outros materiais reciclados na produção de esculturas e objetos de arte decorativos.
Nascida em Itabira (MG) crescida em Santa Bárbara e residente em Mariana (MG), a artista Deia Leal é graduada em Letras pela UFOP, pós-graduada em Artes Visuais e Mestranda em Literatura (cultura e sociedade) pela UFV. É ilustradora, diretora de projetos culturais e membro da comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural. A artista frequentou diversos cursos de pintura, desenha e pinta desde adolescência. Em seus trabalhos, à primeira vista, vemos pontos, gotas e borrões, mas, aos poucos, o olhar mais demorado vai relevando sentidos construídos por tramas de traços coloridos, em que a artista utiliza várias técnicas, como acrílica, óleo e nanquim sobre tela, Eucatex ou papel cartão. A artista venceu, em 2009, o Certame Internacional de Artes Plásticas promovido pela Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, na Espanha, em que participaram artistas de 35 países. Em 2010, foi premiada com a Medalha de Bronze pela Académie des Artes Sciences et Lettres, da França. A artista participou de exposições coletivas internacionais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal; Museu Pablo Neruda; Museu do Louvre. Participou de inúmeras exposições individuais em Minas Gerais e coletivas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.




--
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana

Mestranda em Literatura - Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa 
Exposição Virtual de Obras de Arte:

http://www.artelista.com/slideshow.php?a=8584387574870269&t=1

http://deialeal.artelista.com/

(31) 8893-3779

Ponto Itinerante de Leitura
http://pontoleituramariana.blogspot.com/
Jornal Aldrava Cultural
www.jornalaldrava.com.br

A vida é metonímica
cada olhar
é cada olhar
e o contínuo
que ela
parece ser
é soma de frações.











--
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana

Mestranda em Literatura - Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa 
Exposição Virtual de Obras de Arte:

http://www.artelista.com/slideshow.php?a=8584387574870269&t=1

http://deialeal.artelista.com/

(31) 8893-3779

Ponto Itinerante de Leitura
http://pontoleituramariana.blogspot.com/
Jornal Aldrava Cultural
www.jornalaldrava.com.br

Um comentário:

  1. Clevane, bom dia!
    Estou voltando da Espanha, onde pude estar com antropólogos e geólogos, embuídos de um espírito elevadíssimo no que respeita ao equilíbrio entre nações eternas e atuais.
    Curiosamente, ao ver o quadro acima da Deia Leal, grande amiga e incentivadora das artes, lembrei de uma ARTE DOS POVOS ARUACHOS, da Colômbia, e que foram predessessores das buscas infinitas do ser humano.
    Estas forças aparentemente invisíveis, citadas também pelos que estavam em Espanha é que faziam com que os ARUACHOS, fizessem e fazem até hoje seus últimos decendentes uma caminhada entre o PAI NOVO E O VELHO PAI....ou seja entre o OCEANO e o LAGO situado nas Sierras Nevadas.
    Algo impressionante neste relato é a forma como fazem todo o percurso a pé, com mulas, levando OFERENDAS que unem o VELHO AO NOVO E VICE VERSA....
    São dias e dias caminhando entre as Serras levando oferendas vindas do MAR, ....O PAI NOVO, e ao chegarem ao LAGO SAGRADO na Sierra Nevada, as entregam , fazem o ritual, para depois recolherem OFERENDAS DO VELHO PAI ...LÁ DO ALTO para o MAR....OU NOVO PAI.
    Eu sei dizer que o interesse deles, é ancestral , UNIR OS OPOSTOS, ....OU OS EXTREMOS...
    Porque tudo está UNIDO, e só nós, seres humanos, desunimos.
    Infelizmente este povo está quase extinto, restando uns poucos que RESPEITAM ESTES RITUAIS e dão continuidade à obra cósmica, terrena e humana.
    Assim, agradeço este reencontro com você e DEIA LEAL, desta forma, lembrando que somos todos um em um movimento cósmico.
    Beijos de paz e de luz.
    Saudades!
    Édison Almeida

    ResponderExcluir