quinta-feira, 23 de junho de 2011

Jaak e suas Poemagens no lançamento de Nós da poesia-2

A contracapa da antologia Nós da Poesia-Volume 2, traz uma das poemagens de Jaak Bosmans, que mistura a inspiração, a escrita poética, com imagens pertinentes, que ele trabalha para imprimir uma unidade texto-imagem.O autor faz questão de explicar  que esse trabalho é mais que simples ilustração, é uma interação do autor com seu constructo e a imagética buscada, muitas vezes encontrada ao acaso, a inpirar-lhe os versos, noutras, bucada com diligência e paciência até que se encaixa no poema.
No mês passado, essas ditas poemagens foram expostas no centro Cultural Padre Eustáquo, atraindo a atenção de pessoas de todas as faixas etárias, como soi acontecer com o estético, de per si.
A seguir, ministrou oficina, repassando sua técnica pessoal.
Muitas vezes, o autor , que tem uma das suas poemagens na antologia Cristais de Talentos, de Adalzija Cuan, e terá outra em Minha Vida, Minha Arte, a próxima organizada por ela, que faz parte, qual ele, da FALASP, ilustra poemas de outros autores, a pedido ou espontaneamente, o que muito os agrada, embora em geral, cuide dos próprios trabalhos, pois tem farta produção poética.

No caso da contracapa de Nós da Poesia -que tem arte final de Beto Ferris, marido de Brenda Mars, a organizadora, jornalista e poetisa e capa conceitual de Iara Abreu, que fez  também a da primeira antologia-, a poemagem foi escurecida, porque a cor negra predominava  no livro, numa espécie de luto pela passagem de Luiz Lyrio, um dos poetas que nela estavam em 2009, belorizontino e que foi homenageado, inclusive no pré-lançamento, ontem, no palácio das Artes, nas Terças Poéticas , com curadoria de Luiz lyrio.
A Cônsul de Poetas del Mundo, Bilá Bernardes, lera antes,  poemas de Lyrio, constantes da antologia .
Para encerrar, Clevane Pessoa e Marco Aurélio Lisboa, subiram ao palco, para tecer leves  mas emocionantes comentários sobre o amigo morto, mas que viverá enquanto sua Palavra for lida e dita.Mostramos a caricatura do poeta, criada por begê, que é o Poeta Bruno Grossi, auto de O Grão Imastigável e diretor da revista Nota independente, onde Clevane Pessoa e Luiz Lyrio publicaram textos. Também o poema de Luiz Lyrio, ilustrado por Iara Abreu em seu projeto  Aspectos urbanos, foi lido por Clevane .
A irmã de Luiz Lyrio, Maria Helena, que emocionou-se à lágrimas, ainda sensível pela perda,mas feliz com o Memoruial a seu irmão caçula, com quem morava em aracaju, ultimamente,  ouviu de Jaak Bosmans a informação que eu já lhe dera: que, em sua posse como Representante da FALASP em MG, homenageou o autor, mesmo não o tendo conhecido, pelas informações obtidas de seus pares ou mesmo na antologia.

Nessa noite, 21 de junho, a primeira do inverno, Jaak expôs umas poemagens, que lhe pedi para postar neste blog, uma vez que foram colocadas no gradil, onde não havia muita iluminação.Assim , mais pessoas compartilharão de seu trabalho.
 Carpen Ars.

Clevane Pessoa
Membro do PEN Clube de Itapira.
Indicada para as Palmas Acadêmicas da FALASP, em julho, junto com Marco Aurélio Lisboa e Jaak Bosmans.
Vice Prsidente do IMEL;



ESta ,a a poemagem da contracapa de Nós da Poesia 2-SeloIMEl-All Print Editora.






Clevane Pessoa de Araújo Lopes


Quem é o poeta:

JAAK BOSMANS
-Embaixador da Paz pelo “Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix”-Suiça/França.
-Membro do PEN Clube
-Chanceler Das Artes pela ABLA
-Cônsul Poetas Del Mundo
-Miembro Correspondiente da Academia Preandina de Artes, Cultura e Heráldica.
-Membro Acadêmico da Academia de Letras Menotti Del Picchia
-Membro Acadêmico da Academia Boituvense de Letras e Artes-ABLA
-Presidente da Academia de Artes e Cultura “Arthur Bosmans”
-Vice Presidente da Universidade Planetária do Futuro
-Humanista Honoris Causa, do “Clube Brasileiro da Língua Portuguesa”,
em razão da excelência de sua obra a favor dos Direitos Humanos.
-Membro da CAPPAZ ”Confraria Artistas e Poetas pela Paz”

Nenhum comentário:

Postar um comentário