segunda-feira, 18 de abril de 2011

Antologia de haikais- Oficina de haikais

A poetisa e editora Edinara Leão , que coordena o Movimento virArte, em Santa Maria, RS, nos envia convite para participação BOLSILIVRO VIRaRTE, desta feita, em nona edição e com enfoque no HAIKAI.

Em maio, vou fazer aqui em belo Horizonte, uma oficina de haikais , coordenada com desenhos pertinentes, com estudantes , coordenada pela bibliotecária Wal Lisboa, que para dias de atividade pela leitura.

Nas escolas japonesas- o Japão é o berço do haikai-criado pelo poeta Basho- que deixou vários discípulos a cointinuar sua escola- "as crianças aprendem a arte da caligrafia (shodo) e a escreverem haikais (poemas de 3 versos)".

O Brasil tornou-se um celeiro de haikaistas, com algumas adaptações,mesmo por causa das diferenças das estações, decantadas nos haikais .

Se você é haikaista, participe



(imagem:animegirl)

Também divulgarei em breve, a programação do evento aqui e o andamento da antologia gaúcha, sempre um primoroso trabalho editorial da Edinara Leão..

Clevane Pessoa


Veja e participe:


Edição 9


Lua de outono—
uma minhoca cava silenciosamente
dentro da castanha
Bashô

Aridez do inverno—
passarinhos buscando comida
no canteiro de cebolinhas.
Buson



Primavera se vai
Busco um lugar mais fresco
para as orquídeas...
Yara Shimada

À noite... sozinho...
me deixam mais pensativo
os cantos de insetos
H. Masuda Goga

a velha ponte
os pássaros e eu
já amigos
Rosa Clemente


"Haicai - poema de origem japonesa composto de três linhas com 5-7-5 sílabas métricas, respectivamente.
Haicai é poesia marcada por brevidade, realidade, natureza/sazonalidade, duração de um momento, percepção e intuição (Robert Spiess)
Haicai é poesia de características universais e adapta-se a qualquer cultura do mundo. (H. Masuda Goga)

Ao lermos um haicai, podemos perceber a tendência do autor para a descrição de uma cena e a inclusão de uma sensação a ser absorvida pelo leitor — o chamado "momento". Nesse sentido, a fórmula do conceito, tantas vezes repetida e aplicada, parece soar nos ouvidos com certa rigidez. A impressão que temos é a de que falta nesses poemas a maleabilidade das palavras própria da poesia. Certamente, escrever um haicai sem o auxílio de métaforas, símiles e animismos, e ainda fazer com que a poesia seja realçada, faz com que os limites de nossa criatividade sejam postos à prova.
Portanto, é tarefa do poeta injetar uma dose de poesia em suas linhas, só vai enriquecer a leitura, mostrar o novo, o único, o ainda não dito. Seja como for, a beleza da cena e a sensação do momento devem estar presente para que um poema possa ser chamado de haicai. Não há dúvida que a poesia produz um efeito mais flexível e, portanto, mais gracioso nessa forma de arte tão pequenina. É preciso concordar que escrever um haicai que apresente traços poéticos não é uma tarefa fácil. Raciocinando sob este ponto de vista, podemos afirmar que haicai é mais do que apenas um registro, pois nada o impede de incluir em suas linhas uma energia poética que o transforme em poesia.
Assim, o Movimento virArte convida você a esta aventura, nosso bolsilivro deste ano, a ser lançado no dia 25 de junho, será composto de haicais. Envie os seus (um por página) ao valor de 30,00 a pagina, com direito a 4 exemplares do mesmo. Estudantes incluem sua publicação e tem direito a um livro pelo custo de 15,00. Enviar até 15/05. Aguardamos seus haicais!"
Edinara Leão
Coordenadora geral Movimento virArte

haikai

folhas kamisakes
num outono sedutor
em favor da terra

Haruko

Nenhum comentário:

Postar um comentário