terça-feira, 29 de março de 2011

ELOS CLUBE-Concurso de Trovas , Literatura e Ilustração

CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVAS
BRASIL-PORTUGAL 2011

A Diretoria de Cultura da Presidência do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, a Diretoria de Cultura da Casa de Portugal, em Londrina (Conselho das Comunidades Portuguesas do Paraná), o Elos Clube de Londrina e a Presidência da UBT/Seção de Londrina, no desejo de levar a todos os povos de Língua Portuguesa, a Cultura das Trovas, via Elos Internacional, Casa de Portugal, Elos Clube e União Brasileira de Trovadores – UBT/Seção de Londrina/PR - apresenta para este Concurso Internacional de Trovas, o seguinte

REGULAMENTO:

ART. 1 – Do Elos – O Elos Internacional da Comunidade Lusíada, que cuida da preservação da Língua Portuguesa, tem sua sede no local onde reside o Presidente Internacional. Até 2011 a sede está em Mandaguarí/PR. A Convenção do Elos Internacional de 2011 será em S. Bernardo do Campo, nos dias 21 a 23 do mês de outubro, sendo o dia 24 reservado aos passeios convencionais.

ART. 2 – Do Concurso – O Concurso de Trovas tem por objetivo incentivar essa modalidade de literatura, difundindo o Movimento Elista e o conhecimento das Casas de Portugal. A Coordenação desse Concurso Internacional estará a cargo das Diretorias de Cultura, com apoio da Presidência da UBT/Seção de Londrina. O Concurso é aberto a todos: membros e não membros do Elos e da Casa de Portugal.

ART. 3 – Da Trova – Entende-se como Trova a composição poética de quatro versos setissílabos, rimando o 1º com o 3º verso e o 2º com o 4º, formando um sentido completo. Para o Concurso, a Trova deve ser inédita e de autoria do concorrente.

ART. 4 – Dos Temas - Elo,s; Vinho,s.

– Trovas líricas ou filosóficas, contendo um ou os dois temas, até o máximo de três (3) trovas, no sistema de envelopes, que permite que as trovas sejam datilografadas ou digitadas e coladas em um envelope 11x8cm, aproximadamente, contendo, dentro, o nome do Trovador e o endereço completo. Por favor, coloquem o código da cidade antes do número do telefone. Não se esqueçam do CEP, e se tiverem e-mail, enviem-no também; isto facilitará a correspondência. Uma vez colocada a trova em cada envelope pequeno com a devida identificação dentro, e já fechado, coloque os três em um envelope maior e envie para...... Concurso Internacional de Trovas 2011
Rua Pio XII, 97 – Sala 1102 – 86020-380 – LONDRINA/PR – Brasil.
Pelo sigilo, como remetente: Luiz Otávio - Endereço do próprio Concurso.

ART. 5 – Dos Prazos –Data prorrogada até 30 de abril de 2011, chegada das Trovas, valendo a postagem. A premiação será na Convenção do Elos Internacional, de 21 a 23 de outubro de 2011, na cidade de São Bernardo do Campo/SP, às 14:15h do dia 23/10/11 encerrando-se às 16:15h, com pequeno intervalo.

ART. 6 – Da Classificação - Em outubro, dia 23, domingo, haverá a entrega dos prêmios para os classificados nas três categorias previstas: Vencedores, em número de três. Menção Honrosa em número de sete; e Menção Especial, dez trovas. Haverá publicação das trovas classificadas. As demais não serão devolvidas.

ART. 7 – Da Premiação – Os Trovadores premiados nos três primeiros lugares receberão troféus; os premiados com Menção Honrosa receberão medalha dourada; os de Menção Especial, medalha prateada. Todos os contemplados receberão certificado de participação, emitido pelo Elos Internacional, Casa de Portugal, Elos Clube e UBT/Seção de Londrina. Os certificados trarão sua trova registrada, assim como o nome do autor, a cidade, o Estado e país a que pertença. Cada contemplado terá direito a um livro, graciosamente. Se alguém desejar novos livros, haverá um pequeno custo por volume.

ART. 8 – Da aceitação do Regulamento – O envio das Trovas caracteriza a aceitação do mesmo.

Maria Aparecida (Cidinha) Frigeri
Da Direção de Cultura/da Comissão Organizadora
Londrina, 2011.


><**><

ELOS INTERNACIONAL DACOMUNIDADE LUSÍADA – 2011
A DIRETORIA CULTURAL do Elos Internacional, traz aos Elistas o

CONCURSO LITERÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA
REGULAMENTO

01 – MODALIDADES: Este Concurso é dirigido a todos os Escritores, Poetas, Sonetistas, Artistas Plásticos e Músicos que, de modo geral poderão expressar-se com liberdade, desde que em Língua Portuguesa. Podem até residir em país de Língua estrangeira, mas, os trabalhos, em Português.

02 – DOS TRABALHOS: Cada participante poderá enviar até dois trabalhos, em somente um envelope, em três vias, digitados em Times New Roman, espaço simples, fonte 12, não podendo ultrapassar trinta linhas (espaço também é linha). Usar somente papel branco, escrito apenas em um lado, colocar o título do trabalho e assinar todos com o mesmo pseudônimo. No caso de pintura, pode ser ilustrada com poesia do mesmo autor; se for outro, o pseudônimo deverá também ser identificado. O poeta que ilustrar trabalho de outra pessoa poderá, independentemente desse trabalho, concorrer normalmente, porém, deverá usar o mesmo pseudônimo. Todos os trabalhos serão numerados por ordem de chegada.

03 – PRAZO E LOCAL DE ENTREGA DOS TRABALHOS: (Devido às ocorrências... o prazo foi prorrogado para 30 de abril de 2011) para CONCURSO LITERÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA – Rua Pio XII, 97/Sala 1102 – CEP: 86020-380 – LONDRINA/PR – BRASIL.

04 – IDENTIFICAÇÃO: Nome, pseudônimo e endereço completo, com CEP; Código mais o número do telefone; e-mail (para facilitar a comunicação), um breve currículo de até cinco linhas. Colocar tudo em envelope lacrado e enviar, de acordo com o item 03 deste regulamento.

05 – CLASSIFICAÇÃO: Haverá, em cada modalidade, três trabalhos classificados.

06 – PRÊMIOS: 1º colocado, Medalha dourada; 2º - Medalha prateada; 3º - Medalha de bronze, bem como os respectivos Diplomas.

07 – PREMIAÇÃO: A entrega dos prêmios será na Convenção do Elos Internacional, em São.Bernardo do Campo,SP/Brasil – no dia 23 de outubro de 2011, domingo, às l6:15h. Pede-se a presença dos premiados ou seus representantes. Os prêmios não serão enviados pelos correios.

08 – COMISSÃO JULGADORA: Será composta de Companheiros Elistas com autonomia de decisão, podendo participar da obra, sem participar do Concurso. Os casos omissos a este Regulamento serão decididos pela Comissão Julgadora. Notem: Foram mudados – data e espaço.

09 – CLASSIFICAÇÃO ESPECIAL: Mediante a qualidade dos trabalhos, os dez melhores em cada modalidade, no conceito da COMISSÃO JULGADORA, poderão ser classificados para a composição de um livro intitulado CONCURSO LITERÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO ELOS INTERNACIONAL... e seus autores receberão um exemplar, graciosamente.
OBS.: 1 – Independente da classificação, todos receberão Certificado de Participação, na Convenção.
2 – Se acontecer a publicação do livro e algum Companheiro Elista (CE) quiser adquirir um ou mais exemplares, poderá obter a preço de custo, mais despesas de correio.
3 – Autorizar – ou não – a publicação do endereço.

10 – LEMBRETES: 1 - Trabalhos escritos a mão serão desclassificados; 2 – Não serão aceitos trabalhos enviados por Correio Eletrônico (e-mail); 3 – No envelope, no lugar do remetente, ESCREVAM O PSEUDÔNIMO e repitam: RUA PIO XII, 97 – 86020-380 – LONDRINA/PR-Brasil.

SAUDAÇÕES ELISTAS
CE Maria A M Frigeri – Da Diretoria de Cultura
Telefones: 0XX 43 – 3324.3462 – 9942.6320 – e-mail: mariafrigeri@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário