quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Passagem por Minas Gerais-Ceicinha Câmara -Familiares e amigos

Diretamente da Vila do Bispo-Portugal
 
Ceicinha Câmara:
HOJE VOU FALAR SOBRE A MINHA PASSAGEM POR:
 
 
MINAS GERAIS
Imagem do Google

"Foi uma passagem rápida, "igual ao beija-flor" (como citou a poeta Clevane Pessoa), pois cheguei no hotel eram quase 23 horas ou mais! Com isso, só passamos um dia em Belo Horizonte. Foi feito um city-tour pela cidade, mas não pude ir! Preferimos andar à toa pela cidade, levantarmos dinheiro no caixa eletrônico e fomos passear no "Mercado  Central", onde aproveitamos para fazer compras e almoçar também.

Meu esposo: Rodolfo, meu lindo filho: Rennan, minha mana: Mocinha e Eu, quando estávamos num shopping próximo ao Hotel, onde fomos ao caixa eletrônico e aproveitamos para beber um cafesinho e água.

Ao chegar no hotel, tive uma bela surpresa! Alguns poetas-amigos mineiros, que costumo divulgá-los aqui no meu blogue, estavam à minha espera e fiquei encantada com a consideração, pois estavam desde as 20 horas me esperando e foram fiéis! Obrigado a: Clevane Pessoa, Jaak Bosmans, Antônio Dayrell, Márcio e inclusive a Iara Abreu, que devido a minha demora teve que ir resolver outras coisas e não nos conhecemos pessoalmente e sim, só pela net. Foi uma pena! Mas presenteou-me com catálogos de artes, que fiquei feliz! Obrigada, Iara! 

Veja imagens deste nosso encontro:
O meu sorriso de satisfação, por esta ao lado da poetisa Clevane Pessoa, que é potiguar, de São José de Mipibú, radicada a muitos anos em Belo Horizonte (Ela e eu mantemos um agradabilíssimo intercâmbio cultural e nos tratamos por primas, pois sua avó tem o mesmo sobrenome que o meu: CÂMARA) e do poeta Jaak Bosmans (Presidente da academia Arthur Bosmans).

Rodolfo e minha mana Mocinha Câmara, juntamente com Clevane Pessoa, a ouvirem e comprovarem o Jaak Bosmans, que na qualidade de representante da FALASP (Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo) em Minas Gerais,  transmitiu-me o convite do Conde Thiago de Menezes, para que eu seja correspondente, em Portugal, de uma das arcádias das quais é Presidente.

FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo
Brasão da FALASP

Foto: Comendador Grão Colar, Conde Thiago de Meneses, escritor e jornalista itapirense, Presidente da FALASP e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico, presidente do Setor Brasil da “Academia Pré-Andina de Letras, Heráldica e Cultura. Muito dinâmico e visionário, é ainda: Chanceler da Soberana Ordem da Fraterna Integração- Brasil /Argentina.
Serviço:

O Conde , muito dinâmico, vem demonstrando querer ampliar cada vez mais os horizontes da FALASP e as ações culturais das arcádias e academias, na busca de pessoas comprometidas com a cultura. 

E assim, o conde expressa nesta mensagem enviada por e-mail à poetisa Clevane Pessoa, onde ele manifesta o convite dirigido à minha pessoa:

Data:06 de janeiro de 2011
Belo Horizonte, MG

"(...)O que importa, é a união pela cultura, os trabalhos sérios"(...)

Veja parte do e-mail:

"Muito querida Clevane, poeta amiga ... em sua visita a Ceicinha Câmara transmita os abraços da comunidade da FALASP e das Academias de Letras de Itapira "AILA" e Águas de Lindóia "Mantiqueira" e informe a mesma do PEN Clube e da MENOTTI DEL PICCHIA ... queria ela como correspondente nossa em Portugal, de uma de nossas Arcádias ... e me informa tb das possibilidades de uma vinda sua à nossa Itapira ... Abração carinhoso, conde Thiago !

His Excellency
Count Don Thiago de Menezes, Graf von Galembeck,
Knight of Honour of The Imperial Teutonic Order

(
Sua Excelência o Senhor
Conde Dom Thiago de Menezes, Galembeck von Graf,
Cavaleiro de Honra da Imperial Ordem Teutônica).


Presidente da FALASP


------------------------------------------------------

Nesta imagem demonstro minha felicidade, dando um gostoso abraço no poeta Jaak Bosmans, ao mesmo tempo agradecendo pelo convite do Conde Thiago de Meneses e dizendo sim ao honrado convite!

Sobre o olhar do meu esposo Rodolfo Taquelim, faço a entrega do poema que fiz aos poetas mineiros que tenho o prazer de divulgá-los neste meu blog. Fiz uma montagem de um poster e audaciosamente, coloquei a minha própria imagem no lado esquerdo da bandeira de Minas Gerais.

Com o poster de homenagem aos poetas mineiros.

HOMENAGEM EM ACRÓSTICO:

AOS POETAS MINEIROS DIVULGADOS NO MEU

BLOGUE “NOTÍCIAS DA LUSOFONIA”



Ao meu coração chegaram
Mergulhando em meus conhecimentos
Isso fez nascer no peito
Grande sentimento de alegria
Odores nacionais incontidos
Sonhos do meu mundo cultural.

Porém, estou convencida!
Os nossos desejos são os mesmos
Em estrofes bem vividas
Tentamos divulgar nossos versos
Antes que nos adormeçam
Sós, com os nossos sentimentos.

Mas, lembrarei de vocês sempre
Iluminando o meu caminho
Numa melodia ofuscante
Em sonhos com sede de cultura
Itinerantes pastores amigos
Rompendo a esperança de melhores dias
Onde nossas vidas efêmeras
Seguem como poetas renascidos.
Ceiçinha Câmara
Potiguar de Ceará-Mirim/RN, radicada em Vila do Bispo – Portugal.
20 de Dezembro de 2010.

***********************************
E os poetas Antônio Dayrell, autor de Poesia Para parar o Tempo e também do blog "Poesia Delivery" e Claudio Márcio Barbosa, produtor Cultural (CLAMA) divulgador cultural ,membro do ALÔ Vida e do GRUPS, estiveram presentes nesta breve recepção à minha pessoa. 

O Antônio Dayrell e o Márcio também receberam as homenagens. Márcio também deu-me umas prendas do "Restaurante de Dona Preta", que pertence a sua mãe que chama-se: Dona Preta! 

Adorei tudo! Foi uma surpresa! Ao descer do ônibus de turismo, fui surpreendida com a presença destes poetas-amigos. 
O Dayrell tem um sorriso muito lindo e simpático! 
O Márcio é tão fofo! 
O Jaak é formidável! 
E a prima Clevane... Meu Deus! 
Ela é espetacular!"

NOTÍCIAS RELACIONADAS, NOS BLOGUES:
 
Bem , depois desse entusiamo de uma "Câmara" nordestina ,qual também sou, resta-me aplaudir essa passagem breve, mas encantadora,d e nossa Ceicinha Câmara,que conta o tempo, conforme diz, lá na Vila do Bispo, na belíssima região do Algarve, em Portugal e que faz tudo pela disseminação da Lusofonia cultural.Ambas adoramos divulgar...ceicinha nos conquistou de vez, ela que nos divulga na terrinha, onde mora com o marido.
 
Clevane

Um comentário: