domingo, 20 de fevereiro de 2011

ARTE e POESIA no SIAPEMG-11 anos de beleza

Recebo, da talentosa artista Iara Abreu, um PDF do Jornal Regional de Contagem.Ela estendeu convites, organizou a mostra comemorativa aos onze anos da Galeria abcdéf, no Sindicato dos Artistas de MG-SIAMPEMG- expõe seus nichos (aos quais denomina "geométrico poético") e totens plenos de poemas de autores vários , por ela ilustrados e , além de telas muito interessantes (aquarelas) , um terço, denominado "rosário poético", o qual segundo ela , instiga a "rezar em poesia", num mundo violento-pelo menos de vez em quando.Sim , a poesia é necessária e casa-se perfeitamente com a Arte, essa nossa outra necessidade de alimentarmo-nos do belo.

Não me canso de enaltecer o caráter e o talento de iara Abreu e apaludir esse caminho escolhido com consitência , de unir arte e poesia-ela própria, uma interessante poeta visual.Apraz-me estar em sua smostras, com haikais e trovas,mas também com poemas mais longos, enriquecidos com sua ilustrações. Ontem foi lançada uma antologia,pela Assis Editora, de Uberlãndia (*) onde compareço com um poema a ela dedicado.Visitar seu estúdio éestrelar-se num céu in/esperado, onde telas, esculturas, mandalas e desenhos atestam sua capacidade criadora..

Ao receber seu convite de participar com três poemas ilustrados, optei por apresentar três de meus desenhos lineares simples,no tem a" A Forma do poete vazio", pois fiz 25 para o Original, Livro de Artistas, projeto de Regina Mello.

E então, escrevi três poemas interligados , oferecidos a outra artista expositora, Neuza Ladeira, de quem sempre publico poemas neste blog, que li lá, sem performances ou leitura dramática, mas com a emoção de estar perto da amiga que os inspirou.Neuza Ladeira é autora de Os Comedores de Sonho-no prelo- onde canaliza e sublima sua experiência de tortura, em poesia pura (*).Ela foi companheira de cela de Dilma Russef, nos Anos de Chumbo.Esse livro, que tenho a grande honra de prefaciar, já foi lido em saraus-qual o da Lagoa do nado - e em recitais-qual o das Terças Poéticas, no Palácio das artes- despertando grande interesse , em especial da juventude, sempre ávida de saber mais sobre a triste época plúmbea da Ditadura brasieira.



(*) Neuza ladeira já realizou exposições solo, aqui na capital mineira, no Maria das Tranças, Cozinha de Minas e Café Khalúa, por exemplo e publicou:Opúsculos, pela anomelivros e Quarto de Dormir,Quarto de Pensar(pela edit.Urbana, RJ).

Sua poesia transcende o comum e faz escolas.

Certa feita um grupo de poetas -inclusive ela- foi convidado pelos jovens poetas de uma escola, a convite da bibliotecária Dalvair Bernardes. Neuza não pode ir na data e mandou livros pela filha.Os alunos, reclamaram:queriam vê-la, já a conheciam, sabiam poemas seus e discutiram alguns comigo no intervalo.Estávamos lá , Claudio Márcio Barbosa, Iara Alves, Tânia Diniz e outras pessoas e senti muita alegria em saber que a pungente poesia de Neuza agrada aos mais jovens.

Intriga-me que Academias de Letras ainda não a tenham convidado! Autores e poetas outros de menor envergadura de singularidade ocupam cadeiras importantes.Mas sei que ela não se importa.Apenas segue sua trajetória extraordinária, sua genuína criatividade , onde dos porões e dos sótãos de seu conciente, nascem vôos de pássara - e das alturas , nasce sua Ars, sua Poiesis.É admirável que alguém tenha sido barbaramente torturada- nossa "pequena flor", tão jovem à época- e consiga transcender dessas rememórias para o território da beleza plena, cuja arma usada é a força da palavra camaleão, que se multiplica de si mesma em formas e significados, significantes, regalos ao leitor, ao escuta-dor.



Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Membro do PEN Clube de Itapira/S.P

Embaixadora Universal da Paz.









"Em 2010 celebrou-se a poesia

através de vários movimentos poéticos

em Belo Horizonte, com sucesso

de público. Em 2011 os artistas, estão

retomando as atividades artístico-

culturais, fazendo uma mostra de

aquarelas desenhos e poesia em

comemoração aos 11 anos da galeria

Abcdéf com atividades culturais

sempre presenteando o público com

mostras de Obras de artistas já consagrados

e divulgando novos talentos.

A exposição conta com 16 convidados,

5 poetas e 11 aquarelistas

Antônio Carlos Dayrell, Carolina,

Quinet, Clevane Pessoa, Creuza Neves,

Décio Rocha, Déia Leal, Elisiana

Alves Evanice Schimidt, Iara Abreu,

Jaak Bosmans, Maria Thereza Peret

Del’isola, Nadir Castanha, Neuza Ladeira,

Pierre Santos, Vera Freitas e

Zirt. Poderá ser vista no período de

11 de fevereiro a 11 de março de

segunda a sábado de 13 as 20 hs na

Rua Padre Eustáquio, 567 - Carlos

Prates. A mostra contará também

com objetos poéticos, como o “geométrico

poético” e “rosário poético"

ABCDÉF GALERIA DE ARTES:

ARTES VISUAIS E POESIA

Pagina 04 publicação sobre a exposição.

Jornalista Consuelo Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário